ApresentaĆ§Ć£o

Somos uma empresa vocacionada para projetos térmicos, que teve o seu início na Incubadora de empresas do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, e temos como missão:

  • Valorizar as energias renováveis e implementar sistemas que promovam as energias alternativas;
  • Promover o desenvolvimento sustentável, otimizar e racionalizar as instalações que utilizam energias fósseis;
  • Promover sistemas alternativos aos aterros sanitários e queima de resíduos sólidos urbanos e industriais.

 

O que fazemos: Conceção e projeto de equipamentos e sistemas na área da energia e ambiente, ramo que tem por base a termodinâmica e a mecânica de fluidos.

Como o fazemos: A nossa atividade desenvolve-se numa ou mais das seguintes fases do processamento de um produto/serviço:

  • Pesquisa e desenvolvimento
  • Design/conceção
  • Ensaio
  • Fabrico/montagem/instalação
  • Operação e manutenção

 

A nossa equipa

Somos licenciados em Engenharia Mecânica, Ramo de Termodinâmica e Fluidos.

Criamos sinergias com outros gabinetes técnicos tanto na área da mecânica como em áreas complementares: civil, química, eletrotecnia e ambiental, entre outras.

Temos contactos com empresas instaladoras e empresas fabricantes e distribuidoras de equipamento industrial.

As competências da nossa equipa são fruto da nossa experiência profissional e abrangem o projeto, gestão da produção e gestão empresarial. 

Empresa

A ThermoGen enquadra-se num contexto de evolução económica e de crescimento, após um acentuado período de recessão, onde a procura da racionalização dos consumos de energia, diminuição da poluição, tratamentos alternativos à queima dos resíduos e aterros sanitários, vai aumentando.

A procura de novas tecnologias e soluções alternativas em engenharia e reengenharia será dominante na próxima década.

Por outro lado os consumidores têm cada vez mais exigências em termos de preço/qualidade, na rapidez de resposta e qualidade de atendimento.

 

Missão

A ThermoGen tem como missão promover a racionalização e utilização de energia térmica, promovendo e incentivando a utilização das energias renováveis, solar, eólica, bem como métodos de tratamento de resíduos alternativos à queima e aterros sanitários, em busca de um desenvolvimento sustentável.

 

Quem somos

Somos uma empresa com alguns anos no mercado e que reforça agora a sua atividade num clima de mudança de paradigma energético: grande crescimento económico, em particular com os países asiáticos emergentes como a China e a India entre outros, e escassez das fontes de energia.

Desta forma racionalizar, otimizar, economizar, poluir menos, reciclar e emitir menos CO2, são os princípios de base dos nossos projetos.

A ThermoGen propõe uma filosofia empresarial baseada na qualidade dos serviços, inovação tecnológica e satisfação dos clientes. Uma presença efetiva e em tempo real, desde o primeiro contacto com o cliente.

Projetos

Realizamos projetos em domínios que incluem, direta ou indiretamente, sistemas de produção e utilização de energia térmica, energias renováveis e todo o tipo de sistemas envolvendo fluidos. A ThermoGen realiza assim, como entidade direta ou subcontratada, projetos nas seguintes áreas:

  • Conforto térmico e QAI em edifícios, aquecimento central, climatização, ventilação e frio;
  • Centrais térmicas para a indústria (produção de vapor, produção de frio, água sobreaquecida, termofluido e água quente);
  • Centrais de cogeração e trigeração;
  • Energia solar, geotermia, turbomáquinas, todo o tipo de formas renováveis de energia;
  • Consultoria em métodos alternativos de tratamento e valorização energética de resíduos domésticos e industriais;
  • Redes de gás;
  • Redes de fluido e centrais de bombagem, trasfega e distribuição de fluidos, líquidos ou gasosos;
  • Climatização de piscinas e tratamento de água;
  • Assessoria e auditorias técnicas;
  • Fiscalização e controlo de obras;
  • Estudos de viabilidade económico-financeira.

 

Inovar, racionalizar, otimizar e economizar, são os princípios de base dos nossos projetos.

 

Metodologia

Os nossos projetos podem abranger uma ou várias das seguintes etapas:

  1. Definição de objetivos e metodologias
  2. Estudos preliminares
      1. Definição do projeto
      2. Estudo da exequibilidade
      3. Definição do objetivo
  3. Projeto
      1. Anteprojeto
      2. Projeto
      3. Licenciamento
  4. Fase de concurso, comparação de propostas, proposta de adjudicação
  5. Realização
      1. Projeto de execução
      2. Execução da obra
      3. Ensaios e arranque da instalação
  6. Exploração
      1. Funcionamento e comissionamento
      2. Operação e manutenção

Energia

O Homem sempre utilizou a energia em seu proveito, desde tempos imemoriais, da descoberta do fogo até aos nossos dias.

As sociedades modernas, à medida que se foram industrializando, tornaram-se cada vez mais dependentes das diferentes fontes de energia, carvão, petróleo, gás ou nuclear. Ao mesmo tempo que as reservas do planeta se vão esgotando e as necessidades energéticas aumentam, dá-se o aparecimento da consciência ecológica e o Ambiente torna-se um fator determinante no desenvolvimento sustentável das empresas.

O aumento constante dos preços dos combustíveis, origina grandes crises nas economias ocidentais. A pressão dos preços, o aquecimento global e as questões ambientais levam a que os países fortemente dependentes racionalizem seu consumo e procurem novas fontes de energia mais limpa, desenvolvendo tecnologias inovadoras.

 

Energia térmica

A atividade industrial tem provocado grandes alterações climáticas a nível planetário global. Aquecimento e enfraquecimento global estão na origem das mudanças climatéricas a que assistimos diariamente, afetando os ecossistemas, a qualidade das águas e dos solos.

Com a liberalização do sector da energia promovemos a Cogeração e Trigeração e a Micro-cogeração, aproveitando o potencial energético dos sistemas combinados de produção de vapor, energia elétrica e também produção de frio.

O fator ambiente tornou-se um imperativo para as empresas, não só para promoverem a sua imagem de marca, como para aumentarem a sua competitividade, racionalizando e criando valor acrescentado com a introdução de novas tecnologias mais limpas e diminuírem, ao mesmo tempo, a sua fatura energética.

Assistimos atualmente a uma forte racionalização da energia térmica de origem fóssil, e é previsível a sua substituição por energias menos poluentes, passando forçosamente pelo aumento do peso das energias renováveis.

 

Energias renováveis

Em Portugal, fortemente dependentes do petróleo, optamos claramente pela inovação e apostamos fortemente nas energias renováveis, aumentamos a capacidade de produção hídrica existente, promovemos a reciclagem e o aproveitamento térmico dos resíduos industriais e agrícolas (florestais, biomassa).

A aposta nas energias renováveis permite o aparecimento de "clusters" de inovação tecnológica de forte valor acrescentado e promove o desenvolvimento sustentável, criando novos postos de trabalho e crescimento da economia. Diminuímos a fatura energética nacional e a dependência dos combustíveis fósseis, permitindo ao mesmo tempo cumprir as metas de emissões de CO2.

As centrais solares e eólicas são cada vez mais uma presença constante na nossa paisagem.

Os nossos edifícios terão cada vez maior conforto térmico, com sistemas inteligentes de gestão de energia para uma melhor racionalização e aproveitamento da energia ao nosso dispor.

Auditorias

A melhor forma de fazer a racionalização e um melhor aproveitamento da energia utilizada na maioria dos processos industriais, comerciais e serviços, reside na caracterização energética dos processos e na identificação de possíveis melhorias.

Feito o diagnóstico energético podemos elaborar planos de intervenção, economicamente viáveis, para a redução e otimização de energia.

O desenvolvimento económico das empresas depende fortemente da energia, uma vez que o seu custo afeta o custo final dos produtos produzidos. Com a racionalização da energia obtemos menores custos de produção, maior competitividade associados a menor poluição, menores emissões gasosas e outros efluentes, bem como uma acentuada redução na fatura energética.

Damos, como exemplo, as auditorias energéticas a centrais térmicas, nas quais determinamos os seguintes parâmetros: rendimentos, balanços de massa e balanços de energia. Como resultado destas auditorias teremos recomendações de reestruturação e ações corretivas a implementar.

Avaliamos os parâmetros de funcionamento da central e propomos a implementação de procedimentos de melhoria de gestão da produção, controlo de qualidade e normas de segurança e higiene.

A nossa intervenção pode incluir acompanhamento, monitorização e diagnóstico.